O SCRUM promove eventos que aumentam consideravelmente a interação e comunicação entre a equipe do projeto.
Na Dayly Scrum Meeting, por exemplo, a equipe de desenvolvimento discute sobre as tarefas realizadas no dia anterior e quais atividades serão trabalhadas naquele dia. Dessa forma, a equipe converge e se organiza diariamente para alcançar a meta definida na Sprint.
Mesmo o Product Owner (PO) dentro do SCRUM precisa ser muito mais participativo e comunicativo do que qualquer analista de negócios, estando sempre disponível para sanar eventuais dúvidas sobre o produto.
Além disso, o PO deve priorizar o entendimento dos requisitos pela equipe de desenvolvimento, tanto quanto prioriza a geração de uma documentação mais detalhada – que na prática pode ou não ser lida pelo Dev Team! Afinal, desenvolvedores gostam de código e não de documentação.
Isso não significa que documentação não seja importante em um projeto. Muito pelo contrário, ela é essencial! Porém, tão importante quanto uma documentação clara e detalhada é a maneira como a mesma é dividida e explicada para a equipe de desenvolvimento.
No mercado ainda existem muitas pessoas acreditando que ao enviar um documento de requisitos para os desenvolvedores, o sistema solicitado será entregue exatamente como elas imaginaram ou (acham) que especificaram.
Na prática sabemos muito bem como esses projeto terminam: todos dizem que fizeram “sua parte”, mas no final “essas partes” juntas não geraram um produto que atendesse o cliente. Triste, não é?
Related Articles:
Permalink