Scrum In Company

Scrum In Company? Por que treinamentos In Company são mais atrativos para Empresas e seus Profissionais?

Scrum in company:

scrum in company

Olá pessoal! Tudo bem? Depois de 5 anos ministrando treinamentos em escolas de informática e no modelo in company, ficou fácil entender por que o treinamento in company fornece mais benefícios para os alunos e para a própria empresa. Descrevi um pouco dessas informações nos tópicos abaixo e espero ajudá-los em seus próximos treinamentos.

1.Diferenciais do treinamento Scrum in company

  1. Interação e aprendizado são otimizados. Alunos já se conhecem e trabalham juntos, podendo discutir ao longo do treinamento situações reais do seu cotidiano.
  2. Temos na verdade Treinamento e Consultoria. Questões do dia-a-dia da empresa são abordados juntamente com o conteúdo programático.
  3. Maior facilidade de acesso e de ambientação dos alunos. Uma vez que o instrutor que vai até eles, promovendo mais desenvoltura e produtividade.
  4. Maior economia para a empresa e para os alunos. Como o treinamento usa a estrutura da própria empresa, os custos de aluguel de salas não são repassados. Com isso, a economia total chega a até 50% em relação aos preços praticados em centros de treinamento convencionais do mercado.

2.Objetivos do Treinamento Scrum in company

  1. Fornecer a solução completa em treinamento in company, provendo todos os elementos necessários para a realização do mesmo no ambiente da empresa.
  2. Dividir o conhecimento e expertise necessários para a Gestão e Desenvolvimento Ágil de Projetos de Software utilizando o framework SCRUM, através de treinamento prático e focado no dia-a-dia dos profissionais envolvidos.

3.Motivadores do Treinamento Scrum in company

Benefícios da adoção do SCRUM:

  1. Projetos desenvolvidos com SCRUM agregam valor muito mais rapidamente ao seu negócio, pois minimamente a cada 2 semanas seu produto já poderia receber melhorias ou novas implementações.
  2. Você gastará menos tempo e dinheiro no desenvolvendo de softwares, pois investirá nos itens que realmente são mais importantes para o produto. A equipe do projeto evoluirá como um time, promovendo o crescimento profissional e melhor desempenho de todos.
  3. Equipes SCRUM são mais proativas e comprometidas com os projetos, entregando softwares melhores.
  4. Seu time se comunicará mais e melhor, promovendo maior produtividade, menos erros de desenvolvimento e de entendimento de requisitos.
  5. Seu cliente se sentirá membro da equipe do projeto e colaborará mais com você, da mesma forma como você também poderá auxiliá-lo mais (e melhor) ao longo do projeto.
  6. Investir apenas em ferramentas é ilusão. Através do Scrum a equipe aprende os princípios ágeis e por si só busca alternativas de como melhorar seu desempenho. Ferramentas de gestão de ciclo de vida de software (ALM) sem conhecimentos ágeis são subutilizadas e acabam apenas onerando os investimentos da empresa. Ensine seu time o que fazer e porque, para depois lhes fornecer ferramentas para isso.

4.Instrutor – Treinamento Scrum in Company

Eduardo Rodrigues Sucena
MBA, MCP, PSM, PSPO, SPS, ASF, Scrum Master e Scrum Product Owner

Perfil completo em http://www.linkedin.com/in/eduardosucena

Atualmente trabalha como Scrum Master e Product Owner na Unimed do Brasil e ministrando treinamentos SCRUM nos modelos in company e em centros de treinamentos como Ka Solution (http://www.kasolution.com.br) e Instituto de Artes Interativas (http://iai.art.br), totalizando mais de 150 alunos treinados nos últimos 12 meses.

Possui 6 anos de experiência no Gerenciamento de Projetos e coordenação de equipe de T.I, sendo os 5 últimos utilizando o framework SCRUM.

Compõe o time brasileiro da Scrum.org para adaptação e tradução do Scrum Guide (Guia do Scrum) e do Nexus Guide (Guia do Scrum Escalado).

Certificações técnicas (Microsoft) e de negócios (SCRUM):

  • PSM – Professional Scrum Master pela Scrum.org
  • PSPO – Professional Scrum Product Owner pela Scrum.org
  • SPS – Scaled Professional Scrum pela Scrum.org
  • ASF – Agile Scrum Foundation pela EXIN
  • MCP – 70-528: Microsoft .NET Framework 2.0 – Web-Based Client Development (Microsoft)

Especialidades:

Gerenciamento de Projetos, Coordenação de equipes de T.I, Gerenciamento de ciclo de vida de aplicações (ALM), implantação de processos de fábricas de software ágeis, treinamentos e implantação de SCRUM.

Áreas de interesse:

Criação de Produtos nos conceitos de Lean Startup e Design Thinking
Implantação de Fábricas de Software Ágeis, com SCRUM e ALM

Projetos Empreendedores:

Fundador do Primeiro e único Agregador Brasileiro de Projetos para Financiamento Coletivo do Brasil, o Clube do Financiamento Coletivo, que obteve várias publicações na mídia, como:

  1. http://startups.ig.com.br/2013/getscrum-lanca-plataforma-para-busca-de-projetos
  2. http://www.mobifeed.cobr/primeiro-clube-de-sites-de-crowdfunding-e-lancado-no-brasil/
  3. http://www.arede.inf.br/noticias/6531-portal-reune-projetos-de-crowdfunding-de-diversos-sites
  4. http://www.portalmakingof.com.br/comunicacao/brasil_lanca_clube

5.Público Alvo para o treinamento Scrum in company

Este treinamento se demonstra valioso para qualquer profissional que possua interesse em aperfeiçoar seu trabalho e o da sua equipe, através da utilização do SCRUM para a gestão e desenvolvimento ágil de Softwares.

Em especial, podemos destacar os profissionais mencionados abaixo, pelos motivos que seguem:

  • Desenvolvedores: aprenderão a se auto-organizar e entender a importância de se tornarem multidisciplinares a fim de alcançarem a meta que eles mesmos definiram para as entregas do projeto. Ganharão também a sensibilidade de entender mais sobre a necessidade de negócio que está por trás do desenvolvimento, podendo discutir em alto nível com os outros profissionais que lhes passam projetos. Também despertará nesses desenvolvedores seu espírito empreendedor, lhes fornecendo princípios de gestão de projetos para o lançamento de seus próprios produtos no mercado.
  • Analistas de Negócios e Gerentes de Projeto: Aprenderão a definir a estratégia do produto a cada release e priorizar os itens a serem desenvolvidos, garantindo que os itens de maior valor de negócio estejam sempre sendo entregues antecipadamente. Aprenderão também a se relacionarem melhor com a equipe de desenvolvimento, bem como com seus clientes.
  • Coordenadores e Gerentes de T.I.: aprenderão os conceitos do Scrum e técnicas de implantação, a fim de garantir que o mesmo seja aplicado e disseminado da melhor forma possível dentro da sua equipe ou empresa.

5.Conteúdo Programático. Curso: Gerenciamento e Desenvolvimento Ágil de Projetos com SCRUM in company

  1. Scrum – Visão Geral
    1. O que é ser Ágil?
    2. O Framework SCRUM
    3. Quando utilizar e por quê?
  2. Incremental x Sequencial
  3. Processo Preditivos x Empíricos
  4. Definição de Done
  5. Fluxo das Sprints
  6. O Time SCRUM em ação
    1. Product Owner
    2. Development Team
    3. Scrum Master
      Seus objetivos e desafios
  7. O Product Backlog
    1. Gerenciando o Product Backlog
    2. Use cases x User stories
    3. Backlog Grooming
    4. Planning Poker
    5. Ajustando estimativas
  8. Eventos Scrum, Controle e Ferramentas
    1. Releases
    2. Sprint Planning
    3. Dally Meeting
    4. Sprint Review
    5. Sprint Retrospective
    6. Ferramentas
      Burndown Charts
    7. Conceito e dicas para realização
  9. Preparação e Dicas para a certificação PSM:
    Professional Scrum Master da Scrum.org

6.Carga Horária

16 horas aula, dividas em:

  • Segunda a Quinta, durante 01 semana, das 18:30 às 22:30 ou
  • Terças e Quintas, por 2 semanas, das 18:30 as 22:30 ou
  • 2 sábados, das 8 às 17h ou 9 às 18h

7.Materiais Fornecidos

  • Canetas para anotação
  • Post-its para as dinâmicas durante o treinamento
  • Certificado de Conclusão
  • Apostila do treinamento em formato digital – PDF

8.Infraestrutura Necessária na Empresa para o treinamento scrum in company

  • Sala que comporte os alunos e o instrutor
  • Equipamento para projeção de slides.
  • Acesso à internet

9.Coffe-Break

  • O coffe break deve ser providenciado pela contratante caso achar necessário.

10.Investimentos

Tabela progressiva de desconto em relação à quantidade de alunos nas turmas. Quanto maior a quantidade de alunos na turma, mais barato fica o valor por aluno.

11.Interessado?

Telefone de contato: (11) 99335-9494 ou basta deixar seus dados abaixo para entrarmos em contato e acertarmos os detalhes da sua turma in company:

Fields marked with an * are required