Daily Scrum produtiva e objetiva. Como?

Após várias reuniões de Dayly Scrum, divido com vocês o que realmente funcionou e está funcionando nos projetos SCRUM que participo. Espero que esses pontos também ajudem vocês em seus projetos.

Por favor, deixem seus comentários sobre a aplicação dessas estratégias em suas empresas para discutirmos as mesmas.

Vamos a elas:

1. Realizar a reunião diante do quadro Kanban ou do Sprint Backlog atualizado. Dessa forma, a equipe consegue ver claramente quais são os itens faltantes a serem atacados. Além disso, o time consegue opinar sobre qual tarefa cada membro escolhe desenvolver levando em consideração a  configuração de melhor velocidade para atingir meta da sprint.

Temos nesse momento uma boa oportunidade de movimentação das tarefas no quadro ou no repositório do sprint backlog. Garantindo que o mesmo se mantenha atualizado diariamente. Caso sua equipe nao use o quadro kanban, basta ter em mãos (ou na tela) a lista atualizada de itens a serem desenvolvidos.

O que é realmente importante neste ponto é a equipe ter exata ciência de quais são os itens faltantes a serem desenvolvidos e cada membro já se comprometer com o trabalho/ tarefa daquele dia.

Quando a lista de itens faltantes não é clara para o time:

(-) A escolha da próxima tarefa a ser executada não leva em consideração o valor de negócio do item;
(-) muito menos a melhor estratégia de escolha em relação a velocidade do time e daquele integrante naquela tarefa.

Em outras palavras: parte da daily – que diz respeito ao que farei hoje – se torna um  fracasso, prejudicando a evolução do time na sprint.

2. Todos devem ficar até o final e ajudando! São no máximo somente 15 minutos de reunião, então todos devem participar ativamente e prestando atenção em quais tarefas foram finalizadas e quais serão desenvolvidas.

3. Apesar do scrum guide não pregar essa prática, também é produtivo que o Product Owner participe dessa reunião apenas como membro consultivo para tirar eventuais dúvidas sobre a sprint backlog ou até mesmo para garantir que os itens de maior valor para o negócio estejam sendo desenvolvidos prioritariamente, na medida do possível.

Ainda neste ponto o Product Owner pode aproveitar o momento e sentir o clima da equipe, bem como sua velocidade para tentar identificar se o mesmo baterá a meta, e com isso,  já  ir se organizando préviamente para a próxima sprint.

4. Para estimular o planejamento do trabalho restante a ser executado no Sprint Backlog podemos sempre  perguntar para o time sobre o sentimento individual de cada integrante em relacao ao alcance da meta da sprint.

Se todos disserem ser difícil bater a meta, podemos tentar achar uma forma de mudar esse cenário.

5. Não discuta (a fundo) regra de negócios ou implementação durante a daily. Esses pontos devem ser discutidos em profundidade fora desta reunião. Isso garante a objetividade e o timebox da mesma.

6. Mantenha o foco da reunião. Nada de conversas sobre demais assuntos extra projeto.

Iniciar a daily 30 minutos após o horário de entrada do time pode garantir que todos tenham tempo para conversar um pouco antes da reunião, passar no banheiro se necessário, ver seus emails, não chegarem atrasados e quando de fato entrarem na reunião estejam completamente focados.

Nos projetos que participei/participo, a daily começa às 9:30, por exemplo.

Related Articles:

  1. How to pass Professional Scrum Master I (PSM I) certification test in #6 steps
  2. Professional Scrum Master I (PSM) Simulated Exam Review
  3. Professional Scrum Product Owner (PSPO) Exam Simulator
  4. How to pass Scaled Professional Scrum (SPS) certification test in #6 steps
Daily Scrum!
Share This

2 Comments


  1. // Reply

    Bem legal o post.. E a idéia de vocês. Mas uma situação que tentamos e se encaixou bem no nosso contexto. Foi de realizar a daily ao fim da tarde.. com isso conseguimos com que o desenvolvedores além de comentar sobre o que fizeram durante o dia, temos um feedback de algum tipo de impedimento que possa ter ocorrido na execução da tarefa


  2. // Reply

    Olá Wagner. Obrigado pelo feedback. Achei interessante o posicionamento de vocês. Os únicos pontos de atenção que vejo são: (1) O time, por estar mais cansado no final do dia, não ter paciência para realizar a reunião com a atenção e o comprometimento que ela merece; (2) o time focar demais no que foi executado naquele dia e esquecer de se planejar adequadamente para o próximo, não escolhendo os itens de maior valor de negócio e com a configuração de maior velocidade.

    Agora, se esses itens não estiverem ocorrendo, acredito que o sucesso deve estar sendo total! Por curiosidade, qual é o horário que vocês estão fazendo? Geralmente o timebox está sendo usado em sua totalidade? Quantos membros a equipe de desenvolvimento possui? O PO participa dessa reunião também? Conte para nós! Estou curioso para saber. Abcs e mais uma vez, obrigado pela visita.

Leave a Reply