Como passar na certificação EXIN ASF Agile Scrum Foundation em 4 passos!

ASF Agile Scrum Foundation da EXIN em 4 passos simples!

Ola Time! Conforme prometido, vou falar como foi minha preparação para obter a certificacao Exin ASF Agile Scrum Foundation. Espero que ajude a conquistar a sua também.

Editado (Setembro/2016): Logo após publicar este artigo, consegui uma parceria com MPlaza.pm, a empresa autora do Livro base de Estudo para a Certificação ASF Agile Scrum Foundation e dos seus Simulados Online. Através do código promocional (cupom code): getscrum é possível obter 20% de desconto em todos os produtos mencionados neste artigo. É isso mesmo! Basta informar o código getscrum no momento do checkout para ter seus 20% de desconto automaticamente. Consegui essa negociação até 30/11/2016 para nossos leitores. Então aproveitem:

Passo 01 – Material de Estudo

A literatura indicada pela propria Exin é baseada em dois livros, sendo: Nader K. Rad & Frank TurleyEXIN Agile Scrum Foundation Workbook (87 páginas) publicado pela Amazon Digital Services, Inc. (2014) e Ken Schwaber & Jeff SutherlandThe Scrum Guide (16 páginas) publicado pela Scrum.org (2016).

Como eu já conhecia o Scrum Guide, foquei meus esforços no livro EXIN Agile Scrum Foundation Workbook e me surpreendi com seu conteúdo. Nele foi explicado não apenas sobre Scrum, mas também sobre agilidade em um conceito geral. Alguns dos temas abordados e que me chamaram a atenção pela abordagem foram:

Priorizacao Moscow
Bus Factor
Pair Programing
Planning Onion
Test Driven Development
Continuous Integration
Continuous Refactoring
Sustainable Pace
Osmotic Comunication
Information Radiators
Planning Poker, Triangulation
Triangulation Board
Burning Up Charts
Burning Down Bar chart
Cumulative Flow Diagram
Niko-niko calendar
Scaled Scrum
Product Ownership
Kanban e ScrumBan

Comprei o livro de estudo (EXIN Agile Scrum Foundation Workbook) diretamente na empresa que o produziu (Mplaza.pm) pelo preço de 12 dólares através deste  link. Estudei o material por 2 semanas, 2 horas por dia, todas as noite, exceto finais de semana.

Estudar para a certificação ASF Agile Scrum Foundation aprofundou meus conhecimentos nesses conceitos. Todo esse conhecimento é muito importante para nos dar a direção diante dos desafios que enfrentamos em nossos projetos ágeis. Conhecimento nunca é demais =)

Passo 02 – Simulados para a Certificação ASF Agile Scrum Foundation

O próprio site da Exin fornece alguns exemplos de perguntas e respostas para os candidatos se aquecerem para a certificação. Depois de fazer essas questões, busquei simulados online para praticar os novos ensinamentos adquirido.

Acabei encontrando dentro do próprio site da Mplaza.pm um pacote com 4 simulados para a ASF Agile Scrum Foundation, totalizando 160 questões de exemplo, fora dicas para a execução da prova. Esses simulados e dicas me ajudaram muito a entender melhor os conceitos novos e como eles poderiam ser aplicados durante a prova. Com certeza valeram muito a pena.

Levei mais 2 semanas, 2 horas por dia, exceto finais de semana para concluir os 4 simulados e estudar todas as dicas para a execução da prova. O material preparatório da Mplaza é muito rico e didático. Ele apresenta uma barra de progressão que te guia em quantos porcento já concluiu, bem como também compara os resultados que você obteve nos simulados com a média dos demais estudantes que também fizeram o simulado. Realmente muito bem pensado e construído. As questões exigem conhecimento de situações sobre o scrum no dia-a-dia e realmente testam se você possui mindset agil.

Esse material preparatório da Mplaza custou 42 dólares e pode ser comprado através deste link.

Passo 03 – Configuração do Ambiente para a Execução da Prova ASF Agile Scrum Foundation

Para executar a prova é necessário instalar o programa da Exin Anywhere. Voce se cadastra no site, e em uma das etapas precisa testar seu ambiente e instalar o programa para a execucao do teste.

Seu ambiente deve possuir um microfone e uma camera (web cam) instalada. Durante a prova, todos os ruídos emitidos são captados, sua tela tambem é capturada e você deve permanecer com os olhos focados na tela. Não e permitido sair da sala onde você estiver, ou ainda ler algum material ou ter acesso a celulares e outros computadores durante o teste. Nenhuma pessoa pode estar ao seu lado ou entrar ou sair da sala onde voce esta executando o teste. Antes de começar o teste é solicitado que você filme com sua web cam o ambiente em volta do seu computador a fim de comprovar que nenhum material proibido esteja presente. A Exin é bem rígida. Li algumas historias onde pessoas foram atender a campainha, por exemplo, e tiveram seu teste cancelado devido a isso.

Uma etapa importante também é fotografar algum documento seu de identificação a fim de comprovar que realmente é voce quem está fazendo o teste naquele momento.

Nessa configuração toda, tive que investir 30 minutos antes de começar a fazer o teste. Logo, reserve no minimo uma hora e meia de isolamento em uma sala silenciosa e com acesso a internet para poder executar seu teste. Abaixo segue um video com mais informações sobre o que estou falando:

Passo 04 – Fazendo a Prova, dicas e pontos relevantes

A prova nao é dificil. Achei intermediaria, mas o que me chamou a atencao foi as várias questões situacionais. A Exin realmente quer saber se você possui o mindset agil e se conseguira se virar durante a aplicação do Scrum em seu dia-a-dia.

As 40 questões da prova, que devem ser executadas em 60 minutos, cobrem as seguintes áreas na seguinte proporção:

Area de Conhecimento Requisito do exame Especificação do exame Peso (%)
1. Mindset Ágil 1.1 Conceitos de Agile e Scrum 1.1.1 Reconhecer como funciona o ciclo adaptativo em ambientes ágeis 1.1.2 Reconhecer como a Agilidade traz previsibilidade e flexibilidade 1.1.3 Descrever o manifesto Ágil 1.1.4 Reconhecer complementos do framework Ágile como Programação em Par, Desenvolvimento Orientado a Testes, Integração Contínua, Refatoração e Propriedade Coletiva de Código 10%
2. Práticas Scrum 2.1 Papéis no Scrum 2.1.1 Explicar o papel do Product Owner 2.1.2 Explicar o papel do Scrum Master 2.1.3 Explicar o papel do Time de Desenvolvimento 2.1.4 Reconhecer o papel de um Gerente de Projetos tradicional 22,5%
2.2 Evento Scrum 2.2.1 Explicar as características dos eventos da Time-boxed 2.2.2 Explicar as características da Sprint 2.2.3 Explicar as características da reunião diária 2.2.4 Explicar as características da revisão e restrospectiva da Sprint 12,5%
2.3 A importância do Backlog 2.3.1 Explicar as características de um bom Backlog de Produto e de Sprint 2.3.2 Reconhecer boas Histórias de Usuário bons Itens de Backlog 2.3.3 Explicar como refinar os itens do Backlog do Produto 7,5%
2.4 Definição de Pronto 2.4.1 Explicar a importância de uma boa definição de Pronto 2,5%
3. Planejamento e Estimativas Scrum 3.1 Planejamento Scrum 3.1.1 Explicar o que acontece durante as reuniões de Planejamento de Sprints 3.1.2 Compreender os ritos e importância da Reunião Diária 3.1.3 Compreender como determinar a duração de uma Sprint 12,5%
3.2 Estimativas Scrum 3.2.1 Explicar técnicas de estimative como Planning Poker, Triangulação e Estimativa por Afinidade 3.2.2 Compreender como estimar usando Dias Ideais ou Pontos por História 3.2.3 Compreender como os Itens do Backlog são ordenados 10%
4. Monitorando projetos com Scrum 4.1 Monitoramento Scrum 4.1.1 Compreender os gráficos Burn-Down 4.1.2 Compreender como monitorar o progresso das Sprints 4.1.3 Compreender como medir a velocidade do time 4.1.4 Compreender os quadros Kanban 4.1.5 Compreender o conceito e o valor dos Radiadores de Informação 12,5%
5. Conceitos avançados do Scrum 5.1 Scrum em diferentes situações 5.1.1 Reconhecer como aplicar Scrum em Projetos grandes e complexos 5.1.2 Reconhecer como aplicar Scrum em times distribuídos 5.1.3 Compreender os diferentes tipos de contratos no Scrum 5.1.4 Compreender como criar um ambiente Ágil 10%

Finalmente, o Resultado:

Agile Scrum Foundation Coaching Paper Eduardo Rodrigues Sucena

ASF Agile Scrum Foundation Coaching Report

Agile Scrum Foundation Certificate Eduardo Rodrigues Sucena

ASF Agile Scrum Foundation Certificate

Espero que tenham gostado e que este artigo ajude vocês a alcançarem sua certificação e aprimorarem ainda mais seus conhecimentos sobre Scrum e Agilidade.

Forte Abraço e vamos em frente.

Eduardo Rodrigues Sucena
MBA | MCP | PSM | PSPO | SPS | ASF | Business Analyst

Related Articles: 

  1. How to pass Professional Scrum Master I (PSM I) certification test in #6 steps
  2. Professional Scrum Master I (PSM) Simulated Exam Review
  3. Professional Scrum Product Owner (PSPO) Exam Simulator
  4. How to pass Scaled Professional Scrum (SPS) certification test in #6 steps
Share This

Leave a Reply